A natureza feminina gosta de compras. Roupas, calçados, maquilagens e cremes mexem com o imaginário e o limite do cartão de crédito de muitas mulheres. Quando engravidamos, todos esses gastos são deixados de lado e vivemos em busca das peças mais lindas que possam compor o enxoval do nosso frutinho!
 
Num desses passeios no shopping, visitando uma loja, recebi de uma vendedora uma lista com os itens básicos para o enxoval do bebê. Ui, que susto! Eram tantos itens que me desesperei. Ao longo da gestação fui aprendendo o que eram cada um desses itens e suas funções.

*06 a 08 conjuntos de pagão: eu não tinha a menor idéia o que era “conjunto de pagão”. É a calça e blusinha de algodão, alguns têm uma golinha bordada e é usado embaixo do tiptop. Sophia não usou nenhum! Para não dizer que nenhum, o primeiro presente da Sophia foi um desses conjuntos dado pela minha irmã, então colocamos como primeira roupa. Minha filha desde que nasceu odiou aqueles “pézinhos” embutidos na calça do conjunto. Então para mamães que passarem por isso ou querem evitar esse gasto, aconselho comprar aqueles conjuntos de malha, o mais comum é da “Malhas Lyon”. São bem quentinhos e o pézinho é opcional, se você quiser, é só virar a barra!    

 

*06 a 08 bodys manga curta/06 a 08 bodys manga longa: são camisetas que tem botões entre as pernas, parece um maiô. Imprescindível para a vida do bebê. Podem ser lisos, bordados, coloridos ou monocromáticos. Os bodys são usados até uns dois anos de idade!
*03 cueiros: são mantinhas de algodão. Antigamente, era comum usar os cueiros para enrolar o bebê como se ele fosse um pãozinho! Deixa o bebê bem quentinho e com a sensação de estarem dentro da barriga ainda. Sophia nunca ficou dentro de um cueiro. Ela fazia de tudo e mais um pouco: era uma proteção entre Sophia e o carrinho; uma cobertinha leve e macia quando íamos passear no colo ou no bebê conforto.
 
*12 panos de boca: são aquelas fraldinhas de pano para a gente fazer a higiene da boca do bebê. Quando eu recebi a lista e vi o número de paninhos de boca, eu juro que achei exagero, mas nos primeiros meses de vida, Sophia usava uns cinco, seis até uns sete paninhos por dia! A cada mamada suja um pouquinho daí você coloca pra lavar, daí tem aquela regurgitação normal do bebê alguns minutos após a mamada, então são duas em questão de uma, duas horas. Imagine isso ao longo de um dia! Então futuras mamães, minha dica é: comprem menos cueiro e mais paninhos de boca. 
 
Eu optei em dar chupeta para a Sophia (conversei com a minha mãe que é dentista e ela liberou), então desde que nasceu ela usa uns paninhos que tem uma espécie de alça para ser presa na chupeta. Para quem quer dar esse maravilhoso calmante, indico esses paninhos!

Tip Top
*05 a 08 ‘tip top’: são aquelas roupinhas que vão da cabeça aos pés. Um macacão. Tem aqueles com pézinhos e sem pézinhos (vocês já sabem minha opinião sobre os pézinhos). São muito fáceis de usar porque não aperta em nada o bebê, a única coisa chata é que para trocar a fralda tem que tirar toda a parte de baixo do tiptop.
*03 mantas de fio ou lã: olha, Sophia tem uma de fio que usávamos para sair, no dia a dia, Sophia usava uma manta de suedine. Um tecido bem fresquinho, mas que no frio esquenta e no calor fica gostoso. São lindas, não dá bolinha no tecido e eu acho hiper moderna.
Saída de maternidade
*01 saída de maternidade: é aquela roupa que você vai colocar no seu frutinho para que ele seja bem-vindo ao seu novo lar. É um conjunto de macacão, body (ou um conjunto pagão) e uma manta, tudo combinado!
 
 



 
Resumindo, quando a gente está grávida do primeiro filho, a gente compra toda a lista e mais um, dois, três, vinte vezes mais do que é pedido com medo de ser pouco e porque não conseguimos segurar nosso cartão, quando vemos uma roupinha e falamos “ai meu Deus, que coisa linda!”. 


Fotos retiradas do site Bebê Boutique