Blogstorming Materno


As meninas do Clube das mães e pais Blogueiros estão promovendo o primeiro “Blogstorming Materno”, ou seja, uma explosão de idéias nos blogs maternos. O tema sugerido para esse primeiro evento é Publicidadenos Blogs! Eu não ficaria fora dessa e venho hoje colaborar com esse tema que é “tabu” na blogosfera, mas que pode mudar muita coisa no nosso futuro profissional de mamães blogueiras.
A grande maioria dos blogs e sites instalados na internet apresentam em seu conteúdo várias propagandas e anúncios, sejam aqueles “patrocinados” e disponibilizados pelo próprio Blogger (não entendo o funcionamento do WordPress) ou aqueles banners temáticos disponibilizados pelos anunciantes. Se a gente entra no site Globo.com (por exemplo), encontramos lá propagandas de tênis, computador, automóveis, TV a cabo, …., enfim, e ninguém estranha, ninguém acha errado e alguns até se interessam pelo produto anunciado. Em nenhum momento o site falou bem ou mal sobre a marca, nem um texto explicativo existe, eles apenas posicionaram estrategicamente um banner cheio de cores e movimentos para que nossas mentes “desejem” aquilo.
Ora, qual o problema se nós, mães e pais, possuidores de um blog, site, portal ou qualquer veículo de comunicação anunciarmos um produto? Qual o pecado se alguma empresa nos procurar e oferecer um anuncio publicitário em nosso cantinho virtual? Aonde estaríamos errando se fizéssemos um texto elogiando um produto em favor de uma renda? Que venham as pedras, mas não vejo mal algum em ver no seu hobby uma profissão, da qual você seja remunerado!
O que não acho legal (MINHA opinião) é colocar anuncio de salgadinho condimentado e fazer textos e mais textos sobre a alimentação orgânica dentro de casa. Não combina … mas se para você não tem problema, mil desculpas, não está mais aqui quem falou!
Eu, Marcella, sempre fui atrás de PARCERIA, querendo realmente que a marca reconheça meu cantinho, que diga “OK, gosto da sua maneira de escrever e expressar a maternidade por isso eu te apoio”. Elas – as marcas – que me forneceram produtos para que eu fizesse aquilo que bem entendesse. EU preferi sortear! Agora, se confio no meu cantinho, acredito que ele tem potencial para ser mais e melhor, não teria dúvida em correr atrás de PATROCINIO, onde envolva um trabalho: eu divulgo você, falo de você, anuncio você e você me paga!
Um amigo publicitário uma vez me falou que se a gente vai a um restaurante por exemplo e gosta do serviço a gente comenta com 5/6 pessoas. Agora se a gente vai a um restaurante e detesta o serviço, comentamos com 16 pessoas! É muito mais que o dobro! Tenho certeza que uma dica de mãe para mãe vale mais do que qualquer anuncio colorido cheio de movimento e palavras de desconto! Quer mais exemplo que fralda! Toda mãe de primeira viagem pergunta a outras inúmeras mães qual a melhor fralda.
Quem sabe o “nosso erro” (refiro-me aquelas que aceitam parceiros e patrocínios) seja que não confiamos no nosso trabalho. Eu, por exemplo, acho que meu blog é simples, que eu sou “nada”, que não posso nada! Quem sabe se a gente se valorizar, valorizar nosso cantinho, nossa história as coisas mudem! Puxa vida, quantas horas a gente não passa na frente do computador pesquisando, pensando em bons temas e hoooras desenvolvendo nossos textos. Se fossemos analisar friamente e dar valores ao nosso trabalho, sairia muito caro! Computador + Internet + Revistas e Livros + Nosso tempo + Estudo … vai somando tudo isso e ver quanto vale nosso cantinho!
Agora, sou contra aqueles casos de reality show tipo da mulher que fez inseminação artificial e conseguir gerar oito filhos e vendeu tuuudo para a televisão! Absurdo total! A ultima notícia da mulher é que ele sente nojo dos filhos … puro marketing! Ou ainda aquela série do Discovery Home & Heath, Jon & Kate +8! O que eles faziam de diferente … NADA! Só queriam vender a imagem deles e se sustentarem com o dinheiro do programa. Isso é outra história e isso sou contra! Não ouvi falar de nenhum caso de blog sobre o frutinho ter alguma deficiência, por exemplo, e a mãe/pai usar isso para ganhar dinheiro. Espero que não exista!
Sei que adoro a blogosfera, me identifico muito e não sei mais viver longe. Penso sim em rumar novos horizontes e conquistar coisas novas através do meu cantinho. Aos poucos vou conquistando. Já ganhei coluna em site (acessem o Mamãe Maravilha e confiram), já conquistei parceiros que confio e recomendo, criei um grupo de discussão na rede social Facebook (convido a todos a participarem!) e procuro estar cada dia mais perto dessa explosão de novidades que é a Blogosfera!