Quando decidi que voltaria a trabalhar, Sophia tinha pouco mais de seis meses. Em hipótese alguma imaginei deixá-la com uma babá, não tenho nada contra, longe disso, mas não conheci nenhuma durante minha vida e, sair em busca de uma seria uma loucura. Uma possibilidade seria deixá-la com a vovó, mas esta é minha chefe e, com a vovó partena, queeeeer dizer, deixá-la com a naná nunca foi sequer sugerido.

ABRE ASPAS
Minha sogra, mãe do papai Ramon e teoricamente avó da Sophia nunca gostou da imagem de vovó, por isso, desde que sua primeira neta (hoje com 5/6 anos) nasceu, ela se auto nomeou naná. OK … vamos em frente!
FECHA ASPAS
Então a melhor solução seria colocá-la numa escola. Creche pública além de super lotada e concorrida, sem desmerecer, não estava nos meus planos. Então … fomos em busca da Escola Ideal para Sophia! Procurei escolas próximas do meu lugar de trabalho, depois valores. Dentro do perímetro estabelecido, era hora de observar ambiente, higiene, cuidado com os frutinhos, ambientes (sala de aula, parquinho, refeitório).
Um dia encontrei e me encantei. Sophia recebeu a escola muitíssimo bem e a escola só trouxe coisas boas para minha princesa. É claro que o pediatra é contra, é obvio que já pegou muitas gripes, uma conjuntivite bacteriana e os bobos dos verminhos da semana retrasada, mas é preciso confiar em Deus.
Com dois anos, Sophia está matriculada no maternal II. Eles tem um livro de atividades e um caderno de desenhos; quase todas as semanas ela traz para casa uma atividade e todos os dias na agenda vem um resumo do que foi trabalhado no dia. Eis que no semestre passado veio um bilhetinho na agenda informando da reunião de pais e professores sobre o boletim da Sophia. Sério … não sabia se ria ou chorava. Rir pelo fato de que um bebê de dois anos já tinha boletim e chorar por ver meu bebê crescendo a tal ponto de estar na escola sendo avaliada.
Nós (eu e papai) chegamos na escola e realmente havia um boletim. Vários eram os itens em avaliação, todos referentes ao desenvolvimento da criança na escola. As notas eram classificadas em A = aproveitamento de nível excelente; B = aproveitamento de nível bom; C = processo em vias de desenvolvimento. Para completar minha surpresa, eis que dentre vários itens e muitas letras A, me deparo com duas letras B! Compartilhar brinquedos e Respeito aos limites estabelecidos (compreende e executa ordens simples). “COMO ASSIM???” A professora elogiou demais a Sophia, criança inteligente, sociável e delicada PORÉM quando está com algum brinquedo da salinha ou leva de casa ela NÃO queria emprestar e o outro ponto a ser cuidado era o fato de que na hora de sair do parque e ir para a sala de aula executar uma atividade, por exemplo, ela não queria. Quem sabe, alguém poderia vir e me dizer “Puxa, que maravilha! Tão pequena e já tem personalidade forte” … OK, concordo, mas essa personalidade forte poderá no futuro se tornar uma menina mimada, mal educada e sem limites.
Os pontos foram muito bem cuidados, tanto na escola quanto em casa. Estávamos fazendo com que Sophia compartilhasse os brinquedos conosco e impondo alguns limites de aonde pode brincar, aonde pode fazer bagunça.
Hoje, 22/11, foi a nova entrega do boletim. Confesso que não dormi direito pensando no que estaria melhorado ou quem sabe, para meu desespero, piorado. Sophia já sabe muito bem o que significa NÃO e MEU e fala com autoridade em muitos momentos. Até que chegou a hora da reunião e com ela a entrega da “bomba”. Abri lentamente para que o baque fosse menor numa possível “chuva” de notas B e C. Para minha surpresa, felicidade e orgulho Sophia tirou A em todos os itens! VIVA!
Como é prazeroso, como mãe, reconhecer o desenvolvimento daquele frutinho que um dia mal sabia como se virar de um lado ao outro. Vê-la falando, formando frases, perguntando e exclamando é tão fantástico e maravilhoso. Não é fácil ver que meu bebê está crescendo e se tornando uma menininha maravilhosa.

Agora Jesus já pode avisar pro Papai Noel que o tem uma princesa em casa e que ele pode entregar o presente de Natal dia 25/12. VIVA!

O boletim da princesa …