Sou mega hiper frustrada porque não fiz chá de fralda/chá de bebê. Hoje assumo que não fiz por vergonha, não queria que as pessoas me vissem como a grávida solteira de Curitiba, então inventei desculpas do tipo “Sophia nascerá no início de fevereiro e janeiro está todo mundo de férias, então nem tem quem chamar”. Pois é, vacilei!

Hoje, principalmente com a blogosfera materna, fui aprendendo e descobrindo coisas que antes sequer imaginava que existiam, como por exemplo chá de fralda E chá de bebê. Pois é, para mim era só chá de bebê, mas existem os dois e tem diferença!  

As duas celebrações tem como objetivo ajudar a futura mamãe a se equipar com acessórios e produtos para o(s) recém-nascido(s), a diferença entre chá de bebê e chá de fralda é justamente o presente: enquanto um vale tudo, o outro é apenas de fralda. 

No chá de bebê, pode-se pedir fralda, roupa, produtos de higiene, mamadeira, chupeta, babador … já vi uns que rolam até banheira e cadeira de alimentação. 

No chá de fralda pede-se apenas fralda, seja ela descartável ou de pano, afinal, muitas mamães preferem escolher pessoalmente os itens do enxoval. 

Não se sinta mal em colocar no convite qual o presente a convidada deve levar. E não se preocupe, quanto mais objetiva for, melhor! Assim não haverá surpresas desagradáveis. Se escolher fraldas, seja clara quanto ao tamanho desejado e, já vi convites em que até a marca foi solicitada. 

*** Quando fui convidada para chás de bebê e ainda não era mãe, confesso que comprava a fralda pelo preço. Depois que fui mãe, comprei a tal fralda para minha filha e detestei, então, às vezes pode parecer chato impor a marca, mas você e a convidada saberão que será usada! #ficaadica ***

 

Quando fazer o chá de bebê/chá de fralda?!

Entre o sétimo e oitavo mês de gestação. A gestante ainda está disposta e dá tempo de comprar aquilo que faltar. 

 

É preciso de um tema para o chá de bebê/chá de fralda?!

Muitas são as mamães que optam pelo mesmo tema do quarto do bebê, ou um conceito de cores e texturas, mas não é regra e, não ter esse tipo de detalhe não tira o significado da celebração. 

 

Quem convidar para o chá de bebê/chá de fralda?!

Esse é um momento muito importante para a grávida e ela precisa estar cercada de pessoas que ama e a querem muitíssimo bem. Convidar a amiga da tia por educação não combina, é um momento único e nada nem ninguém pode deixar a grávida sem graça. 

 

Já não existe mais essa de chá de bebê/chá de fralda ter apenas mulheres. Pode-se convidar o casal ou os amigos do papai do bebê, sem problema algum.

 

Quando entregar os convites do chá de bebê/chá de fralda?!

Aproximadamente vinte dias antes do evento. Não se sinta mal em solicitar confirmação de presença. Se tiver contato com os convidados e seja tranquilo para você, prefira entregar o convite em mãos, mas é claro que com a tecnologia fica mais fácil fazer o envio dos convites de forma virtual, mas certifique-se de que todos receberam! 

 

Que tipo de comida e bebida servir no chá de bebê/chá de fralda?!

Voto sempre por escolher aquilo que a gestante pode e gosta de comer. Além disso, a escolha do horário ajuda na escolha do cardápio. Um brunch, almoço, lanche … 

 

Nada impede que cada convidada traga um prato, afinal, nesse tipo de confraternização deve estar apenas amigas queridas, familiares e pessoas próximas. 

 

Quando as bebidas, suco, água, refrigerante e chá! 

 

Existe número ideal de convidados?!

Sejamos claros: as atenções devem estar voltadas para a futura mamãe. Muita agitação e barulho podem ser estressante e bastante cansativo, por isso, é preciso haver um limite responsável. Não basta apenas pensar na quantidade de presentes, e sim na qualidade da confraternização.

 

É necessário haver brincadeiras com a grávida?!

Acho isso bastante discutível. Conheço algumas mamães que odiaram e se sentiram bastante incomodadas com as brincadeiras, principalmente quando o evento é organizado por amigas que não são mamães, porém algumas adoraram e acharam muito divertido. É preciso haver um respeito com a gestante. 

 

 

Acho que é isso! Não importa o tipo de chá, o que vale é celebrar a gestação e vinda desse bebê. Como disse no início do post, infelizmente eu não tive nem chá de bebê nem chá de fralda e sinto muita falta. E você, teve esse tipo de festa?! Como foi!?! Conta pra mim!

 

Beijos, Má