Existe uma coisa certa quando o assunto é maternidade: cada criança tem seu próprio tempo. Tempo de mamar; tempo de dormir; tempo para começar a rolar; tempo para descobrir o pé; tempo para começar a levar objetos à boca ou jogá-los longe; tempo para ficar sentada, balbuciar palavras; tempo para nascer os dentes, comer, engatinhar, andar, falar, ir para escola. Sophia foi do tipo de criança que se não tivesse aceitado e entendido isso, me traria preocupações e idas infinitas ao pediatra.

Sophia começou a engatinhar com 10 meses, e seu primeiro dente nasceu aos 11. Quando completou 1 ano, 3 meses e 5 dias começou a andar. Até os 2 anos e quatro meses falava apenas: mamã, papá, mámá, uôuô, tatá, lalá, dudu, iiii, bool. … hoje fala até em inglês! Não vou falar que sentia inveja, mas não conseguia entender o porque todas as outras crianças apresentavam um desenvolvimento tão mais rápido do que a minha filha. Será que foi a falta de ácido fólico? Será que foi falta do pré natal? Será que eu não estimulo minha filha? Eu sempre meu culpei!

No início desse ano, na consulta dos dois anos, o pediatra da Sophia disse que era preciso iniciar o desfralde da Sophia. Me passou vááárias recomendações:
*Não usar penico;
*Nos primeiros dias mostre a ela que você e o papai fazem suas necessidades no vaso e que é muito legal;
*Depois mostre que os brinquedos e personagens favoritos dela também usam o vaso sanitário;
*Presenteei Sophia com uma calcinha e diga à ela que agora ela é mocinha e que já pode usar o vaso sanitário;
*Voilá … em cinco/seis/sete dias ela estará desfraldada!

Eu suuper confiei nas palavras dele. E no dia seguinte eu iniciei o desfralde … fiz tudo como ele orientou. …………………… Sophia ficou até semana passada usando fralda. Sophia odiava a idéia de tirar a fralda!

No vaso sanitário ela chorava. Comprei o penico e fiquei sentada 1 hora com ela no banheiro para ela não fazer nada. Foi subir a calça … ela fez xixi! Eu simplesmente desisti.

Na escola, além do penico da sala de aula, as professoras fazem o “trem do banheiro”, onde todos os alunos vão para o banheiro. Sophia tem uma amiga, a Laura, que não usa fralda há tempos. A professora já me disse que até a Laura já fez a Sophia tirar a fralda e fazer xixi no vaso e nada!

Até que no último domingo, 11/09/2011, a mamãe Isaura/Amélia estava lavando o banheiro e Sophia encontrou o penico. Super se interessou e quis muito fazer xixi. Eu tive uma idéia … levei o penico para o quarto dela, coloquei ele virado para a televisão e deixei ela lá, bem a vontade! Alguns minutos depois Sophia grita “Mamãe, olha aqui, a Sophia fez xixi o peíco!”. Chorei! “Viva, a Sophia fez xixi no penico!! Parabéns filha, você é uma princesa! Está pronta para ganhar uma calcinha?”. E assim demos início ao desfralde.

No início era tudo festa, ela ficava tirando a calça e a calcinha e ficava hoooras sentada no peíco assistindo os filmes. Mas nem tudo é perfeito, e um xixi escapou. Lá se vai calça, calcinha, tênis … e com isso o penico! Guardei, achei que não fosse dar certo.

No dia seguinte, contei o acontecido para a professora, inclusive que havia guardado o penico. Ela olhou bem nos meus olhos e disse “Agora já era … você iniciou e não podemos mais parar, seria uma confusão na cabeça da Sophia. Assim que chegar na sala de aula, vou tirar a fralda e ela passará o dia sem fralda, na hora de ir embora colocarei fralda, assim que chegar em casa retire a fralda. Durante a noite coloque a fralda, o desfralde noturno será mais para frente. E amanhã envie muitas calças, meias e até tênis, porque poderemos ter alguns acidentes”. O dia passou e quando fui buscá-la na escola … SURPRESA, nenhum acidente e todas as necessidades feitas no penico e no vasinho sanitário.

Na terça-feira foi a mesma coisa, quarta também, quinta-feira (15/09) Sophia foi para a escola sem fraldas, voltou com!! Na sexta ela foi e voltou da escola sem fraldas. Hoje, sábado, Sophia já foi passear sem fralda e tirou um cochilo pela tarde sem fralda e nenhum acidente, então podemos dizer queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee: SIM … estamos desfraldadas!!! Com 2 anos, sete meses e 11 dias posso afirmar que minha filha abandonou as fraldas diurnas e começou uma nova fase da sua vida, é uma mocinha, uma mocinha de calcinha.

Confesso a vocês que me sentia muito mal, triste mesmo quando lia relatos de mães com frutinhos mais novos que iniciaram o desfralde e estava tento muito sucesso e eu nada! No início culpei a escola, depois a falta de tempo disponível para cuidar do desenvolvimento da minha filha, até morar em Curitiba foi motivo de culpa, afinal aqui não tem verão. Não foi fácil essa briga interna, EU X MIM, mas hoje posso afirmar que não era eu a culpada, mas que Sophia mais uma vez precisava ter o tempo dela.