Foi em sete de setembro que Dom Pedro decidiu; lá nas margens do Ipiranga libertar nosso Brasil!” … não tenho certeza, a agenda da escola da princesa está na casa da vovó, mas acho que é essa a música da semana na escola. 

A gente sabe que não foi bem assim que tudo aconteceu né?! Dom Pedro não decidiu nada sozinho nem muito menos libertou nosso país, mas era essa a ideia, ao menos era isso que os professores tentaram me ensinar há muuuuito tempo! 

Para essa semana, tentei e pensei em todas as cores que tinha para homenagear nosso país e sua história, mas acreditem, descobri que ainda não estou pronta para realmente OUSAR e INOVAR, então decidi ir de Mar sem Fim, da coleção África à Vista da Colorama

Esmalte Colorama coleção África à Vista cor Mar sem fim blog Mamãe de Salto ==> todos os direitos reservados

Esmalte Colorama coleção África à Vista cor Mar sem fim blog Mamãe de Salto ==> todos os direitos reservados


O Brasil teve a África como uma aliada na construção da sua história. 

Quem não se lembra das aulas sobre os navios negreiros, onde homens, mulheres e crianças lotavam navios, atravessavam um oceano com muita dificuldade, doenças e mortes em busca de uma falsa esperança de uma vida melhor. Na verdade, eles estavam vindo para serem escravos. 



Os africanos que vieram para serem escravos por aqui, conseguiram deixar seu legado. Muitos senhores, se origem europeia acabavam estuprando as mulheres africanas e estas engravidavam, o que deram origem a crianças mulatas! Por isso dizem que o Brasil é um país de todas as cores, credos e raças, porque aqui nascem brancos, negros, amarelos, pardos … 



Eu cresci ouvindo a história de que feijoada foi criada pelos escravos africanos, que tinham apenas o feijão e os restos da carne de porco. Mas lendo na internet um pouco sobre a história dos escravos africanos no Brasil, descobri que a origem da feijoada é portuguesa! Como assim?!? 



Em treze de maio de 1888, graça a Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, decretou a Lei Áurea, ou seja, assinou a abolição total da escravatura no Brasil. 



Será que consegui passar um pouquinho, bem rapidinho por uma parte da história do Brasil?! Espero que sim … já faz taaaanto tempo que eu aprendi isso, estava enferrujada já! 

Agora é visitar o mosaico da Fernanda Reali AQUI e ter mais aulas de história do nosso país!


Beijos e comenta,