Lavar o cabelo todos os dias faz ele cair? Quem tem cabelo oleoso não pode usar condicionador? Dez mitos e verdades sobre o cuidado com o cabelo que você precisa saber.
Um dos adornos mais admirados pelo ser humano é também um dos mais esquecido na hora de receber cuidado. O cabelo faz parte da história da humanidade: seja em animações representando o homem das cavernas conquistando a sua “amada” à força, puxando a mesma pelos cabelos; Afrodite (deusa da mitologia grega) que cobria toda a sua nudez com seus longos cabelos loiros ou Sansão que possuía uma força incomparável graças aos seus cabelos.
Assim como as unhas e a pele, o cabelo funciona como barreira, protegendo a pele contra a agressão causada pela ação do tempo, traumatismos e microrganismos. Por ser esse “escudo” natural, é que merece muita atenção e cuidado. Falta de tempo e de conhecimento corroboram para que deixemos de dar atenção a saúde do cabelo. Por isso hoje vou te dizer o que é verdade ou mentira sobre cuidado com o cabelo.
1. Água fria dá mais brilho aos cabelos
Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. A água fria ajuda a fechar as cutículas, evidenciando o brilho dos fios e diminuindo a oleosidade. Se o clima estiver frio opte por uma água morna ou faça o último enxágue com a água mais fria.
2. Faz mal lavar o cabelo todos os dias
Lavar os fios todos os dias apenas remove aqueles que já caíram. A queda, na verdade, está muito mais relacionada às questões internas, que ocorrem no bulbo capilar, que a fatores externos. A frequência ideal das lavagens depende dos seguintes fatores:
a) Tipo de cabelo e couro cabeludo: cabelos secos pedem menos lavagens, enquanto os oleosos precisam de limpeza mais frequente para retirar o excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou acumulado por fatores externos;
b) Clima: em regiões praianas e/ou de clima mais quente, o cabelo precisa de mais cuidados e lavagens mais frequentes porque acumula mais danos;
c) Estilo de penteado: se você utiliza muitos produtos de estilizar, como gel, sprays ou pomadas, cujas substâncias deixam resíduos fortes, deve lavar seu cabelo com maior frequência, idealmente sempre que aplicá-los;
d) Estilo de vida: quem pratica esportes ou atividades ao ar livre deve lavar sempre após realizar estas atividades, porque o suor, o cloro e outras substâncias externas são absorvidas pela fibra capilar. Hidrate com frequência para repor os nutrientes perdidos pelo suor e o cloro.
3. Cortar as pontas frequentemente faz o cabelo crescer mais rápido
O crescimento do cabelo tem a ver com a genética. Os fios nascem da raiz, ou seja, cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais rápido. O que acontece é que quando você fica muito tempo sem cortar os cabelos os fios tendem a ficar quebradiço e secos e o corte oferece saúde aos cabelos. Para os cabelos crescerem mais rápido é essencial que você cuide do couro cabeludo e da alimentação.
4. Cortar o cabelo na lua cheia ou crescente acelera o crescimento
Não existem estudos que comprovem a veracidade da influência das fases da lua nos cabelos. Na verdade, o cabelo é uma pilha de queratina. Tudo o que acontece com ele está na parte interior do couro cabeludo, a três ou quatro milímetros de profundidade. Portando, não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua. Mas tem muita gente que não abre mão de dar uma conferida no calendário para saber se a fase da lua está propícia para um bom corte!
5. O cabelo se acostuma com o shampoo e/ou condicionador
O seu cabelo muda o tempo todo. Muda com o clima, com as estações, com a sua alimentação. Por isso um tipo de shampoo não vai funcionar por muito tempo. É preciso adaptar o produto às necessidades diárias, mensais, anuais, climáticas, sazonais do cabelo. Além disso se você encontrar o produto certo para a necessidade do seu cabelo, ele vai aparentar que se “acostumou”. Por isso, você deve sempre sentir o que ele realmente precisa naquele momento.
6. Puxar o fio branco evita que outros cresçam no lugar
A causa dos cabelos brancos é natural, não há como evitar. O surgimento dos fios brancos significa que os fios estão envelhecidos, ou seja, uma diminuição de produção de melanina. Então, arrancar os fios brancos não evita com que outras nasçam.
7. Pontas duplas podem ser reparadas
O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios. Danos externos – como tratamentos químicos, secador, chapinha e sol – destroem as proteínas, causando a abertura das escamas da cutícula, deixando a estrutura interna exposta. Usando óleos e máscaras especiais, você pode “selar” durante algum tempo as pontas duplas, triplas e até, quádruplas. No entanto, se seu objetivo é acabar com o problema de vez, é necessário cortar os fios periodicamente.
8. Dormir com os cabelos molhados faz mal
Dormir com os cabelos molhados deixa os cabelos opacos e sem vida. Além de propiciar um ambiente quente e úmido no couro cabeludo favorável para o aumento de fungos e bactérias, resultando em aumento da oleosidade, formação de caspa e até mesmo queda de cabelo.
9. Colocar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rápido
Segundo especialistas, os hormônios desses remédios são sintetizados, ou seja, precisam entrar na corrente sanguínea para serem absorvidos. Postos no shampoo, isso não chega a acontecer. O máximo é ter irritação no couro cabeludo.
10. Usar condicionador somente nas pontas
O correto é passar condicionador do comprimento até as pontas, sem chegar ao couro cabeludo, porque isso pode aumentar a oleosidade, a proliferação de fungos e até causar caspa.
Um comentário neste post
Sou a Maria Eduarda, e quero parabenizar você pelo seu
artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.