Embora estejam simbolicamente ligados a chegada da maturidade, o aparecimento de fios de cabelo branco segue uma lógica biológica que pode ou não acompanhar a idade cronológica da pessoa. Ou seja, não importa o tipo, cor ou textura dos seus cabelos: o fato é que os fios brancos surgem para todo mundo.  

Atualmente os cabelos brancos estão valorizados mesmo entre um público que antes mal considerava ostentar o visual dos fios totalmente prateados. É crescente o número de mulheres que estão preferindo deixar os fios seguirem o ciclo natural da perda de cor. A pandemia foi um passo libertador para muitas mulheres que se viram cada vez com mais fios brancos e, ora por não terem condições de ir ao salão, ora pelo medo de pintarem sozinhas ou ainda o incentivo de estar em casa e experimentar as madeixas com sua cor “original”.

Mas, afinal, como é de fato esse processo do embranquecimento dos cabelos? E quem gostaria de retardar o surgimento deles, tem essa possibilidade? Além da ausência da cor natural, quais são as diferenças entre cabelos brancos e pigmentados?

Mulher madura com sorriso largo, batom vermelho e cabelo grisalho

1 – Podem aparecer em qualquer idade, mesmo ao nascimento, mas normalmente costumam dar seus primeiros sinais após os 30 anos de idade para a maioria das pessoas.

2 – Da mesma forma que há adolescentes que começam a ter cabelos brancos existem idosos que não ficam com os cabelos grisalhos.

3 – O termo canície é utilizado para definir o processo de embranquecimento dos cabelos.

4 – Cada folículo piloso (raiz do cabelo) apresenta um conjunto de células que produzem a melanina (pigmento do cabelo) e que estão ativas (trabalhando). Neste mesmo folículo há um estoque de células que renovam as células ativas na medida que estas vão envelhecendo.

5 – Uma vez que se esgota este conjunto de células (as ativas e as do estoque de renovação), os cabelos ficam brancos.

6 – É o estoque de células que temos em cada raiz do cabelo que faz com que eles mantenham o pigmento por maior tempo. Se este estoque é grande nossos cabelos tendem a ficar brancos mais tardiamente.

7 – Além do consumo das células que produzem os pigmentos dos nossos cabelos (melanócitos), existem momentos em nossa vida em que a produção do pigmento diminui. Isto se dá por eventos traumáticos ou estresse.

8 – Existem casos de doenças e medicamentos que podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

9 – É sabido que uma elevada quantidade de radicais livres nos folículos pode provocar o aparecimento precoce de fios brancos.

10 – Não há nenhum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos.

11 – As colorações sintéticas ainda são os métodos mais eficazes de cobrir os fios brancos e de disfarçá-los.

Mulher com leve sorriso lateral exibindo franja grisalha
Reprodução: Pinterest

12 – Os fios de cabelo branco apresentam a mesma estrutura anatômica dos fios pigmentados, porém não apresentam exatamente o mesmo pigmento que dá a cor aos mesmos.

13 – É mentira que a cada fio branco arrancado nascem outros sete fios brancos. Uma vez arrancado um fio branco pode voltar a nascer branco novamente, mas isso nunca interferirá na pigmentação dos fios ao redor dele, uma vez que cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina (pigmento dos cabelos)

14 – O estresse parece ter um envolvimento direto com o aparecimento precoce dos fios brancos.

15 – Fios brancos devem ser tratados da mesma forma que fios pigmentados, uma vez que anatomicamente são idênticos aos fios com cor.

16 – O estresse influencia no aparecimento dos fios brancos. Os hormônios produzidos pelo estresse, a noradrenalina, podem reduzir a pigmentação dos fios, resultando em cabelos grisalhos. Por isso, se você quiser retardar o aparecimento dos fios brancos, procure manter um equilíbrio emocional e um estilo de vida mais saudável.

Eu, particularmente, senti que meus fios brancos aumentaram demais durante a pandemia, principalmente no período em que estava para defender meu TCC. Ainda não estou na fase de aceitá-los tão bem assim, prefiro meu cabelo com luzes loiras. Eu não pinto a raiz, só “misturo” fios loiros com os brancos, mas achei lindíssimo ver a Samara Felippo, por exemplo, assumir seu grisalho e brilhar em campanhas publicitárias. 

Atriz Samara Felippo sorrindo com cabelos grisalhos
Reprodução: Instagram

E você, como se relaciona com os seus fios brancos? Conta pra mim! Espero que informações te ajude a cuidar melhor desses fios, entender o processo de seu surgimento e conscientizar-se sobre a saúde capilar a partir do aparecimento desses cabelos despigmentados.