Há alguns dias, os fãs da página da Prefeitura de Curitiba na rede social Facebook receberam em sua timeline a imagem de um Homem de Ferro e no box de informações um texto. 

 

A imagem é a fotografia de uma criança fantasiada de Homem de Ferro. Para quem não conhece o personagem, antes de qualquer coisa vou tentar explicar! 

 

Se você for no GOOGLE e procurar por Homem de Ferro, você encontrará explicações de que ele é um homem super inteligente, herdou uma fortuna do seu pai que era um gênio, é dono de uma empresa de armamentos militares, é um mulherengo, adora carros, festas e principalmente bebidas alcoólicas … mas não é esse o Homem de Ferro que eu conheci através do cinema. 

Eu vi um homem que usufrui de tudo o que o dinheiro pode comprar, mas luta todos os dias por algo que o dinheiro não compra, sua vida. No primeiro filme do super herói, Tony Stark é atingido por uma bomba, se não me engano fabricada pela sua empresa, as Indústrias Stark, é sequestrado por um grupo terrorista e, quando acorda da explosão descobre que estilhaços da bomba penetraram seu corpo e graças a ajuda do professor Yinsen, ele está “salvo” pois em seu peito foi colocado um imã eletromagnético que mantém os fragmentos da bomba longe do seu coração. O grupo terrorista garante libertar os dois se eles reconstruírem o novo lançamento bélico, o míssil Jericho e, ao invés de recriar a arma, eles criam uma armadura, uma espécie de homem de ferro para escapar dali. O plano dá certo, embora nos confrontos durante a fuga o professor tenha morrido, mas Stark sai vivo e decide não continuar com a produção de armas e se dedicar apenas em “salvar o mundo”. Ele faz grandes melhorias na armadura e se torna um super herói. Ah, esqueci de falar que o que dá energia para o Homem de Ferro e suas invenções sobre a armadura, é o imã que o professor colocou no seu peito. Será que você conseguiu entender quem é o Homem de Ferro?! Se ficou confuso, indico que alugue o filme, faça pipoca, se jogue no sofá e divirta-se pois o filme vale muito a pena. 

 

Diferente de muitos, quem sabe da maioria dos super heróis, o Homem de Ferro não é geneticamente modificado ou realmente tem superpoderes ou habilidades excepcionais, ele criou através do dinheiro e inteligência herdados do pai uma espécie de solução para os problemas que ele mesmo proporcionou: a guerra e, ao mesmo tempo que busca salvar o mundo, procura soluções e alternativas para salvar sua vida, pois foi por isso, para salvar sua vida que ele criou o super herói que só existe através da sua “doença”. Sem o imã em seu peito ele morre, pois os estilhaços da bomba penetrariam seu coração e não haveria energia para abastecer sua armadura que voa, solta fogo, monta e desmonta e ainda tem conexão com internet. 

 

Agora o que todo esse blá blá blá tem haver com a imagem compartilhada na página da Prefeitura de Curitiba da fotografia do menino com a fantasia do Tony Stark?! Eu vou explicar …

 

O menino fantasiado chama-se Enzo, e esta imagem foi primeiramente compartilhada pela mãe do garotinho pedindo para todos que vissem aquela imagem a compartilhassem pois era um pedido, uma súplica … Enzo precisava de doação de sangue pois estava enfrentando um período muito difícil, após dois transplantes de medula óssea sem sucesso, seu estado de saúde ficou grave, precisou ser internado na UTI, estava fraco e com infecções, precisava receber doação de granulócitos diariamente e os bancos não tinham reservas suficientes, então a mãe clamava por doação de sangue. Eu tentei entrar em contato com a Claudia, mamãe do Enzo, mas não tive sucesso.

Reprodução página Prefeitura de Curitiba
 

A Prefeitura de Curitiba recebeu a notícia através de uma pessoa, que não era familiar do Enzo, apenas soube do pedido e encaminhou para a página que se comoveu com a história e decidiu colaborar com a campanha em prol ao pequeno. No dia doze de fevereiro a imagem foi publicada e compartilhada mais de vinte e duas mil vezes. No dia seguinte à publicação houve uma espécie de rolezinho do bem no Hemobanco e, onde a fila ultrapassou uma hora e meia de espera para a doação de sangue, quem foi disse que era emocionante. 

 

Infelizmente no dia quatorze, dois dias após a campanha da página da Prefeitura de Curitiba, Enzo faleceu. Quem estava acompanhando pelo Facebook sentiu a dor da perda de alguém próximo!

 

Agora, acho que não existe comparação realmente melhor entre Enzo e Homem de Ferro. Assim como o personagem da Marvel, Enzo também fez da adversidade um bem, embora o pequeno não tivesse consciência disso, mas ele mobilizou uma cidade não apenas para a doação de sangue, mas principalmente a compaixão, solidariedade, amor ao próximo; fez com que centenas de pessoas saíssem da sua rotina para ajudar o desconhecido e, quem sabe, salvar vidas. Ao contrário do Tony Stark, o nosso super herói voou para o céu e não retornará mais, porém seu legado foi deixado: a conscientização de que um pequeno gesto nosso pode salvar vidas.

Reprodução página Prefeitura de Curitiba
 

A campanha do Homem de Ferro não acabou e no próximo sábado, 22/02, haverá o Enzo Day, onde toda a população está convidada para ir até o HEMEPAR se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME) para podermos ser um pouco super herói e salvar vidas. Se você não é de Curitiba, faça o Enzo Day na sua cidade! 

 

Qualquer dúvida sobre o Enzo Day, basta acessar a página da Prefeitura de Curitiba no facebook *AQUI*.

 

Vamos salvar vidas?!



Reprodução página Prefeitura de Curitiba
 

SERVIÇO

 

HEMEPAR => Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da Quinze, das 08h às 18h

 

Beijos e comenta,