Esqueceu de tomar a pílula anticoncepcional? Calma, você não está sozinha! Saiba que isso é bem comum. É o que apontou a pesquisa global “Millennials e Contracepção – Por que nos esquecemos?”, realizada pela Bayer em nove países (Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e México).

Por meio de um questionário online, 4500 usuárias de diversas marcas de pílulas anticoncepcionais, com idades entre 21 e 29 anos falaram sobre seus hábitos. No Brasil, o estudo contou com o apoio do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Reprodução: Freepik

Segundo dados coletados na pesquisa, não é só a pílula anticoncepcional que muitas mulheres deixam de se lembrar regularmente. O que assusta é a quantidade delas que esquecem de tomar o medicamento. Cerca de 58% das entrevistadas brasileiras contaram que se esquecem regularmente de tomar a pílula anticoncepcional. Na lista de afazeres diários, aproximadamente 20% delas não se lembram de tirar a maquiagem antes de dormir e 10% delas se esquecem de pegar itens como chaves, carteira e celular antes de sair, por exemplo. Eu e quem? 

Sobre o esquecimento de ingerir o contraceptivo, outro dado alarmante é que, no mundo todo, as brasileiras são as que mais falham na hora de tomar a pílula anticoncepcional. Aproximadamente 58% delas contaram que isso aconteceu pelo menos uma vez no último mês e 55% não se lembram de tomar o contraceptivo pelo menos uma vez na semana. De acordo com o estudo, as entrevistadas alegaram que os principais motivos apontados para o esquecimento são: 

– Não tomar a pílula todo dia no mesmo horário (32%);

– Não deixá-la em lugar visível (21%);

– Estresse no trabalho ou estudos (20%);    

– Agenda muito cheia (17%). 

Reprodução: Freepik

A gente sabe que ingerir um remédio, qualquer que seja, todos os dias é uma imposição que demora um pouco até que o cérebro se adapte, ou seja, até que o compromisso se torne um hábito e assim virar algo automático. Quando isso acontece, tomar a pílula será algo natural. 

Hoje existem vários aplicativos, inclusive da própria pílula que te auxilia, disparando um alarme na hora que você deve tomar o medicamento. Lembro que quando comecei, tomava sempre na hora que acordava para não esquecer. Porém, minha rotina mudava aos finais de semana, já que acordava bem mais tarde do que durante a semana por conta da escola. Para não esquecer ou passar muito do horário habitual, comecei a tomar antes de dormir. 

Porém enquanto seu cérebro não estiver condicionado a este hábito, é certo que uma vez ou outra irá esquecer de tomar a pílula anticoncepcional pelo menos uma vez. Quando isso acontece, é comum pensarmos que é só tomar a pílula esquecida e pronto. Só que na realidade, não é tão simples assim.

Não basta apenas tomar a pílula seguinte e pronto. Existe todo um esquema que deve ser seguido para que ainda haja eficácia quanto ao principal objetivo da pílula anticoncepcional: evitar uma gravidez indesejada e não planejada.

As pílulas que contêm somente progesterona devem ser tomadas rigorosamente no mesmo horário. Já as pílulas combinadas de estrogênio e progesterona oferecem uma flexibilidade maior: se esquecer, você pode tomar até 3 a 4 horas depois do horário estabelecido.

Algumas pílulas trazem na bula a informação de 12 horas de tolerância em caso de atraso. Contudo, a demora não deve se tornar um hábito, pois a eficácia do método é comprometida gradativamente conforme passam as horas, mesmo que você se mantenha no limite do atraso. 

O QUE FAZER CASO ESQUEÇA DE TOMAR A PÍLULA

Quando você esquece de tomar a pílula, os próximos passos dependerão de alguns fatores:

– Se você esquecer na primeira semana de uso e tiver relação sexual em até sete dias antes do esquecimento, avise seu médico. Caso não, siga a cartela normalmente. Use camisinha nos próximos sete dias;

– Na segunda semana de uso, tudo certo também. Tome o comprimido esquecido e siga a cartela;

– Caso o esquecimento tenha ocorrido na última semana de uso, emenda a próxima cartela. Se for pílula contínua, tome quando lembrar e use preservativo nos próximos sete dias;

– Esqueceu dois dias seguidos ou mais? Neste caso desencane! Pare de tomar e reinicie o uso quando menstruar de novo! E, claro, neste período, use sempre camisinha.

Reprodução: Freepik

É importante ressaltar que só lembrar de tomar o anticoncepcional não é suficiente: é necessário tomá-lo sempre no mesmo horário (a tolerância aproximada para o esquecimento é de quatro horas do horário correto). 

Esquecer de tomar a pílula não pode ser frequente. Se você esquece sempre, que tal pensar em outro método contraceptivo, como o Dispositivo Intrauterino (DIU) ou a camisinha? 

É fundamental também lembrar que a pílula não evita infecções sexualmente transmissíveis! Associe camisinha quando estiver com um parceiro novo ou sem exames que comprovem a ausência destas doenças.