A chegada do bebê é um momento muito especial na vida da família. A ansiedade toma conta de todo mundo, aqui em casa até os cachorros mudaram na reta final da gestação, acredita? No entanto, é também um momento que traz muitas dúvidas e inseguranças, especialmente para as mamães que estão prestes a dar à luz. Para que esse momento seja o mais tranquilo possível, é importante se preparar bem. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a se preparar para a hora do parto.
Escolha um bom profissional
A escolha de um profissional qualificado e experiente é fundamental para garantir uma gestação e um parto seguros. Procure recomendações de amigos e familiares, ou busque indicações em grupos de apoio para gestantes. Certifique-se de que o profissional escolhido seja registrado no Conselho Regional de Medicina ou no Conselho Regional de Enfermagem.
Faça pré-natal regularmente
Essa dica, no meu caso, faz parte daquele ditado “faça o que eu diga, mas não faça o que eu faço”. Novamente eu vejo o quanto fazer o pré-natal deixa tudo menos sofrido, menos angustiante. O que, não “pegou a referência”? Só ler o texto do meu post sobre a descoberta da gravidez do Raphael. Ou da Sophia.
O pré-natal é importante para acompanhar o desenvolvimento do bebê e identificar possíveis problemas de saúde da mãe ou do feto. Não deixe de comparecer às consultas e siga as orientações médicas.
Conheça os tipos de parto
A gente já sabe que existem diferentes tipos de parto, caso não saiba as diferenças entre parto normal, cesárea e parto natural, clica aqui que tem um post bem bacana sobre isso. Converse com seu médico para entender as vantagens e desvantagens de cada um e escolha aquele que seja mais adequado para você e para o bebê.
Prepare-se para a dor
O trabalho de parto pode ser doloroso, mas existem diversas técnicas que podem ajudar a aliviar a dor, como massagens, banhos quentes e exercícios de respiração. Eu costumo dizer que é uma dor absurda que dura alguns muitos segundos – tá, ela dura pouco mais com uma intensidade que te faz perder a noção de tempo – passa de tal forma que você tá pronta para fazer leg press e volta depois de alguns minutos mais forte e durante um segundo a mais.
Converse com seu médico sobre as opções de alívio da dor disponíveis e escolha aquela que seja mais adequada para você.
Monte a mala da maternidade
Monte a mala da maternidade com antecedência, incluindo itens como roupas confortáveis, fraldas, produtos de higiene e documentos pessoais. Assim, você estará preparada para qualquer eventualidade e terá mais tranquilidade para se concentrar no parto. Para te ajudar nesse assunto, tem um post com dicas do que levar na maternidade na mala da mamãe e na mala do bebê.
Escolha um acompanhante
Ter um acompanhante de confiança ao seu lado durante o parto além de ser reconfortante e encorajador, é um direito que toda gestante tem. Escolha alguém que esteja disposto a ajudá-la e que você sinta à vontade para compartilhar esse momento especial.
Mantenha a calma e o foco
É importante manter a calma e o foco desde o início do trabalho de parto. Não surte! Dica da amiga 😉 Tente relaxar, respirar profundamente e se concentrar no bebê que está chegando. Lembre-se de que cada parto é único e que o mais importante é que o bebê nasça com saúde.
Amiga futura mamãe: preparar-se para a hora do parto pode ajudar a reduzir a ansiedade e a tornar esse momento especial ainda mais tranquilo. Espero que com essas dicas simples, você fique pronta para receber o seu bebê com muita tranquilidade. Lembre-se sempre de contar com o apoio e a orientação de profissionais qualificados e de confiança.