Durante o verão, as atividades ao ar livre se tornam irresistíveis para famílias que querem aproveitar o sol e o calor, além de ser uma ótima forma de entreter as crianças nas férias, saindo de casa e as mantendo longe das telas. Contudo, para os pais de bebês, a estação mais quente do ano exige atenção extra aos cuidados com a pele dos pequenos, que é delicada e requer maior cuidado para evitar desconfortos como queimaduras solares, irritações e ressecamento.

A pele do bebê é mais fina em comparação com a pele de adultos. Além disso,  a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele e fornece alguma proteção contra os raios UV, é menor em bebês. Isso significa que a pele dos pequeninos é mais suscetível aos efeitos nocivos do sol.

Para garantir momentos de lazer e prazer sem risco ou preocupação, seguem algumas dicas para curtir praia, piscina e o parque com os pequeninos.  

1 => Protetor solar

A pele dos bebês é muito mais fina e delicada que a dos adultos, tornando-a mais suscetível aos raios UV prejudiciais. Até os seis meses, o bebê não deve ser exposto diretamente ao sol e o uso de guarda-sol, chapéu e roupas de manga longa com proteção UV são importantes para barrar a radiação. 

Após o sexto mês de vida, o uso do protetor solar é permitido. Opte por produtos específicos para bebês, que são formulados com ingredientes suaves e sem produtos químicos agressivos. Aplique generosamente nas áreas expostas, como rosto, braços e pernas, pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol e retocar pelo menos a cada 2 horas e sempre após entrar na água ou suar bastante.

Lembre-se que mesmo após os primeiros seis meses, a exposição solar ainda deve ser limitada a horários de baixa intensidade: antes das 10h e depois das 16h.

2 => Escolha roupas adequadas

Vista seu bebê com roupas leves, de preferência de algodão, para ajudar a manter o corpo fresco. Caso ele seja exposto ao sol no mar, praia ou piscina, opte por peças de manga longa com proteção UV. Chapéus de aba larga são ideais para proteger o rosto e o pescoço.

3 => Hidratação

Mantenha o bebê e a pele dele bem hidratados. Ofereça sempre leite materno. Se ele faz uso de fórmula, tome muito cuidado com a qualidade e temperatura da água e deve ser oferecido para ingestão de forma imediata. Se já consome outras bebidas, ofereça fresca.

Para a pele, após o banho, aplique um hidratante suave e específico para bebês para ajudar a reter a umidade e prevenir o ressecamento. Aproveite para fazer uma massagem gostosa e relaxante. 

A capacidade da pele do bebê de absorver substâncias é maior do que a dos adultos. Isso significa que produtos aplicados na pele do bebê, como loções e cremes, podem ser absorvidos mais rapidamente, aumentando a importância de escolher produtos suaves e seguros.

4 => Ambiente fresco e sombreado

Já dizia o ditado “sol, sombra e água fresca”. Procure sempre por espaços sombreados e frescos para o seu bebê brincar e descansar. Priorize um carrinho de bebê com proteção solar e utilize guarda-sóis ou tendas para proporcionar sombra durante as atividades ao ar livre. 

5 => Atenção a rotina

Verão e as festas de fim de ano costumam mexer na nossa rotina, mas não devem mexer na rotina do bebê. É importante manter os horários do sono e cochilos, além de cuidar da alimentação, oferecendo alimentos frescos e leves. 

6 => Fraldas e assaduras

Nesses dias quentes, troque as fraldas com maior frequência para evitar assaduras. Use cremes protetores para criar uma barreira contra a umidade e prevenir irritações na pele do bebê. 

Para crianças que entram no mar ou piscina, uma sugestão é usar as fraldas próprias para água, afinal elas não encharcam. Fraldas normais logo se enchem de água e perdem sua capacidade de absorver o xixi. Além disso, ao ficarem volumosas e pesadas, impedem que o bebê se movimente com liberdade. As fraldas aquáticas retêm quantidades menores de xixi do que as fraldas tradicionais, por isso, se a criança estiver ficar muito tempo na água, talvez seja melhor trocá-la.

Quando a Sophia era pequena, eu usei e contei minha experiência nesse post AQUI, mas acho que vou precisar experimentar com Raphael e conto a versão atualizada em breve.

É importante lembrar que pelo desgaste físico, não é recomendado que os bebês fiquem mais do que 40 minutos na piscina.

7 => Tirar areia do corpo

Essa dica é para as crianças e, principalmente, para os adultos. Estava no parque e com o suor grudou areia na perna e não quer sujar o carro? Criança na praia sentindo agonia com a areia grudada no corpo? Só espalhar talco, amido de milho ou bicarbonato de sódio onde tem areia no corpo. Sério, vou esperar você vir aqui me agradecer por essa dica. 

8 => Piscina particular

Na praia, clube ou no parque, uma opção para refrescar os bebês sem risco de contaminação e cuidando com a higiene é levar uma piscina inflável pequena com água potável para divertir e refrescar os pequenos. Infelizmente em muitas cidades litorâneas o esgoto é despejado no oceano e para tratar a água da piscina é utilizado muito cloro e outros produtos químicos. 

Esse ano eu volto a fazer parte do time das mães que levam um caminhão de mudança para curtir festas e férias. Essas dicas são as que segui com a Sophia e espero repetir com Raphael. Se você tiver alguma diferente, por favor, deixa nos comentários ou manda pra mim por direct no Instagram @mamaedesalto, será um prazer aprender e compartilhar.