A meditação é uma prática ancestral, com raízes na sociedade oriental. Essa técnica desenvolve habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente. Praticar a meditação pode ser um bom caminho para reduzir o ritmo da rotina, relaxar e conseguir se conectar com você mesmo.
O significado de meditar é “estar em seu centro”, “voltar-se para o centro”.
Importante entender que meditar é diferente de mentalizar. A mentalização significa colocar a atenção total em sua imaginação e sensações, transformando e materializando a situação imaginada na vida prática, no aqui e agora. Ou seja, mesmo que não tenha consciência disso, a maioria de nós está o tempo todo mentalizando. Por isso, é importante ficar alerta sobre o que você mentaliza durante a prática da meditação, afinal, se você vive pensando de forma negativa, poderá reforçar a materialização disso em sua vida.
Meditar é, fundamentalmente, esvaziar a mente, aprender a ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior. Simples assim. Mas calma, existem dicas de como iniciar a prática da meditação em casa.
PRATICANDO DE FORMA CORRETA
Antes de iniciar a meditação, é importante lembrar que ela não é uma prática feita para “desligar a mente”. É um erro bastante comum entre iniciantes acreditar que eles devem barrar todos os pensamentos, sejam eles bons ou ruins.
É precisamos ter uma relação saudável com nossos pensamentos, não nos apegando a primeira coisa que nos vem à cabeça. Na hora de meditar, o mais importante é estar focado no presente, deixando as ideias irem e virem. Num curso que fiz há algum tempo, a dica era no início da meditação pensar numa vela branca acessa ou numa imagem de paz, tipo um céu azul ou uma praia.
PREPARANDO O AMBIENTE
Não existe um cenário certo para meditar. O importante é que a prática ocorra em um lugar confortável e longe de distrações. Preocupe-se mais com as suas roupas e certifique-se de que elas são confortáveis enquanto você estiver concentrado.
Entretanto, caso você gosta de tornar o ambiente “temático”, é possível trazer alguns objetos que garantam o seu conforto durante a meditação e potencializam a experiência a um nível estético, como almofadas, aromas e iluminação baixa ou velas.
MÚSICA COMO TRILHA SONORA
Além dos objetos que tornam o ambiente mais atrativos, você pode colocar músicas para tocar enquanto medita. Elas devem fazer você sentir uma atmosfera serena, calma e relaxante.
BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
Não tem como falar em meditação sem falar dos seus benefícios. São tanto que consegui listar alguns deles. Não importa se você vai iniciar a prática após ler esse post ou se você já está em níveis mais avançados.
- ajuda a relaxar;
- pode conter a raiva;
- ameniza o estresse;
- purifica as energias;
- evolui a compreensão;
- eleva a espiritualidade;
- promove o bem-estar;
- aumenta a produtividade, concentração e memória;
- melhora o sistema imunológico;
- ajuda a superar traumas;
- desperta a mente;
- traz paz interior;
- liberta de crenças limitantes.
Eu tive o privilégio de conhecer e fazer o curso do Instituto Mãos Sem Fronteiras e comecei a entender um pouco mais sobre a prática da meditação. Foi nesse curso que descobri sobre um app gratuito chamado “5 Minutos, Eu Medito”, disponível para iOS e Android. Ele auxilia na meditação com cronômetro para praticar por 5 minutos ou fazer a prática da meditação guiada. Se você quer começar agora, ter um tempo de autoconhecimento e se desligar das notícias ruins de 2020, esse aplicativo é um ótimo começo.
E aí, você já pratica meditação? Ficou interessada em começar? Deixe seu comentário!